segunda-feira, 4 de julho de 2011

Uma Relíquia de Candiota

Construção da barragem no início da década de 1970
Por: Taylor Lima
As chuvas tão desejadas dos últimos dias, que minimizou os problemas de tantas pessoas, exacerbaram ainda mais o meu fascínio pelas belezas da natureza e ainda inflou minha inspiração para a construção deste texto.

Construída para abastecimento das Centrais Termelétricas do município a Barragem de Candiota, erguida no período de dezembro/1970 a agosto/1974, com altura de 24 metros e reservatório de 16 milhões de metros cúbicos de água, abriga na sua margem direita o balneário da prainha e o Clube Náutico e Pesca de Candiota.

O grande lago, em perfeita sintonia com a natureza, tornou-se um cartão postal e porta de turismo do município, por ser um lugar aprazível, de beleza exuberante, paixão de banhistas, adeptos de esportes náuticos, pescadores amadores e admiradores das belezas naturais.

Além da rica variedade de peixes, ao longo do lago habitam capivaras, lontras, jacus, tarãs, garças, sabias, cardeais, martins-pescadores e uma flora natural com palmeiras, corticeiras, salsos, figueiras, butiazeiros, pitangueiras, cáquitos e juncos, que com outras variedades formam um importante patrimônio de espécies animais e vegetais.

Prainha de Candiota no ano de 2010
Nos meses de verão, os mais movimentados, são milhares de pessoas do município e cidades vizinhas que aportam no local para curtirem o sol escaldante da região em água doce e sem ondas, desfrutando de uma bela opção de descanso e lazer.

O local ainda oferece uma “salida del sol” entre os cerros por onde serpenteia o arroio e um belo crepúsculo pôr do sol sobre as coxilhas do pampa gaúcho.

Além da vegetação exuberante o local protege peixes, aves, mamíferos e o arroio candiota totalmente sem poluição, até o vertedouro da barragem.

Com fácil acesso, próximo da cidade, isso significa que está ligado a Pinheiro Machado, Bagé e ao RS, tornando-se um potencial oportuno para a divulgação de um município que também se preocupa com o meio ambiente.


Pôr-do-sol
Entretanto, nos últimos anos, o despertar acelerado para as belezas da nossa relíquia, contrasta com a morosidade das necessárias melhorias da infra-estrutura do local, que compromete a preservação ambiental e estrangula o potencial turístico de Candiota. A boa e alvissareira notícia, é que a atual administração municipal tem demonstrado interesse e conhecimento de causa para o melhor aproveitamento da grande obra de engenharia que, ao longo de quatro décadas, foi caprichosamente emoldurada pela natureza.

Fonte: Jornal Tribuna do Pampa

4 comentários:

  1. Tailor achei esse assunto da (PRAINHA)muito bom e não vi nem um comentario,resolvi fazer uma reflexão acho que este espaço no BLOG deveria ser usado para comentários politicos,criticas,esporte e muitos outros assuntos e essas coisas pessoas e particulares fossem feitas de outra forma afinal agente vive uma demcracia e deve respeitar a opinão elheia,e voltando ao assunto (PRAINHA)acho que aquele espaço deveria ser assumido pelo municipio um exemplo é Lavras e que é muito bem organizada,esse valor de (25.000)liberados ao CTG Candeeiro uma entidade que aporta um numero limitado de pessoas com interesses,politicos,de cargos ou com fim lucrativo não faz sentido,a (PRAINHA)é um lugar democratico seja no sentido politico,racial ou social e que ano a ano fica com sua estrutura mais sucateada.Parabens ao PDT por estar preocupado com isso e por ter este BLOG que é hoje o nosso maior veiculo de manifestaçao, que continue democratico e que seja bem usado...

    ResponderExcluir
  2. Grande taylor, FAZENDO MÍDIA. hahaha, é sem tempo mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Parabens Taylor belo texto, sou de Bagé e adora colocar minha lancha na prainha para um passeio com minha família e amigos. Só que o espaço a cada ano fica mais disputado.

    ResponderExcluir
  4. A primeira foto é historica e deveria ser preservada para conhecimento das próximas gerações. É isso mesmo não valorizamos o que temos, se essa barragem estivece em Pinheiro Machado ou Bagé, os politicos daqui iriam valorizar muito mais.Quem sabe agora o PT (prefeitura/Eletrobras/CGTEE, CEEE...) faz diferente?

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.