domingo, 17 de abril de 2011

Um Pouquinho da História de Candiota

Candiota teve participação marcante no episódio da Revolução Farroupilha através da histórica batalha de Seival, seguida da Proclamação da República-Riograndense, em 1836, liderada pelo general Antônio de Souza Neto. Entretanto, o surgimento da cidade está ligado à descoberta do Tenente Luiz Mallet que, ao percorrer a região com seus soldados, em 1828, fez pela primeira fez o assentamento de carvão, importante fonte de energia, encontrado às margens do Arroio Candiota. Assim, o Governo Imperial aprovou a construção de uma estrada de ferro para, também, escoar o carvão extraído da nossa região. 

A ESTAÇÃO DE TREM: Em 1917, um técnico inglês de sobrenome Appleby organizou uma companhia para exploração de uma jazida de carvão próximo às atuas ruínas do casarão de pedra junto à Sede da CRM em Candiota. Ali foi então estabelecido um desvio ferroviário que levava às minas, cujos túneis, semi-soterrados, ainda existem nas proximidades. Não se tem a data de inauguração do desvio que levou o nome inglês, mas possivelmente à posterior ao estabelecimento da empresa de Appleby. Em agosto de 1930, o “Desvio Appleby” foi elevado a parada com o nome de Dario Lassance, engenheiro ferroviário, falecido um mês antes, conforme relatório da VFRGS. Em 1935 a parada passou a estação, cujo prédio insiste em se manter de pé, não obstante os descasos dos inimigos da história do nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.